[Resenha Premiada] Capitão Barbante - Henrique Vale

Capitão Barbante
Autor: Henrique Vale
Ilustração: Anabella López
Editora: Compor
Páginas: 31
Sinopse: O boneco Capitão Barbante, criado pelo menino Marcos, nasceu de pedaços de jornais velhos, canetinhas coloridas e barbantes. Depois de muitas brincadeiras, o pobre boneco é arremessado para o alto, enterrado na areia e abandonado no quintal pelo menino. E foi assim que o Capitão Barbante despertou para a vida, indo buscar o que a imaginação de seu criador inventara para ele: seu barco perdido.

***

Oi Leitores,

A resenha de hoje é de um livro infantil do autor nacional Henrique Vale (tem biografia no final da resenha). Fiquei muito quando o autor entrou em contato. Aqui em casa a maior crítica é minha filha Sophia de 4 anos, pois sempre leio as histórias para ela.
O livro conta a história de um boneco de papel, feito com recortes, dobradura e colagens de jornais e barbante, batizado de Capitão Barbante, que foi criado pelo Marcos, para poder brincar de pirata. Mas, como todo ser criado da imaginação de uma criança, após brincar durante a tarde toda, deixou no quintal para poder jantar, foi quando seu boneco ganhou vida e resolveu procurar pelo seu barco desaparecido.

 - Olá. Sou Barbante, o pirata. Quem é a tripulação?
A Traça e passeava por ali respondeu:
- Olá, sou Couché, a traça. Este e um barco infantil. Aqui só podem entrar crianças.
- Vejo que não é o meu barco. O meu só leva velhos piratas, com olhos de vidro e pernas de pau. Você viu o meu barco?
- Vi um um barco dentro de uma casa amarela, na subida d rua – respondeu a traça. (p. 24-26)

O Capitão Barbante, acreditava piamente que era um pirata de verdade e quando falava, em vez de sons, saía letras que formavam palavras de sua boca. No caminho ele encontra uma joaninha e, é claro, como todo pirata tem um papagaio, a joaninha dele ficou sobre seu ombro. E em busca desse barco, ele vive uma grande aventura nas proximidades da casa de Marcos.
Com um texto ricamente ilustrado o livro traz a aventura desse pequeno capitão em busca de seu barco e porque estou parando por aqui? Senão vocês perdem o melhor dessa linda aventura.

Leitura mais que indiada para pequenos de todas as idades!



Sobre o autor: NASCEU EM SÃO PAULO/SP , MAS VIVE EM BELO HORIZONTE DESDE PEQUENO. FORMOU-SE EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/UFMG EM 2009. CAPITÃO BARBANTE É SEU PRIMEIRO LIVRO INFANTIL PUBLICADO E COM ELE RECEBEU O PRÊMIO ALFREDO FERNANDES DESTINADO AO MELHOR TEXTO DE LITERATURA INFANTIL NA v EDIÇÃO DE PRÊMIOS LITERÁRIOS CIDADE DE MANAUS, EM 2014.
É O ORGANIZADOR DO JORNAL LITERÁRIO VIRTUAL OLARIA DAS LETRAS.
Saiba mais clicando aqui.


***

Regras:
  • Ter endereço residencial no Brasil;
  • Seguir o blog publicamente;
  • Deixar um comentário e informar e-mail para contato na resenha. Mas não vale comentários como legal! Interessante! Ou que não se atenham ao conteúdo da resenha!
O sorteio será realizado no dia 19/9 e valem comentários postados até às 18h00 do dia do sorteio. O resultado será publicado na fanpage do blog e o sorteado terá até 7 dias após o sorteio para entrar em contato  conosco no e-mail yumeeoslivros@gmail.com informando endereço completo para a postagem do prêmio.

Boa Sorte!

13 comentários:

  1. PRISCILA!
    Como gosto dos livros infantis, são criativos e carregados de gravuras.
    Achei lindo o enredo e gostaria de acompanhar a aventura do Capitão Barbante e seu papagaio.
    Depois farei doação do livro para o Hospital de Câncer Infantil que é bem em frente da minha casa.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Número 1

      Oi Rudy,

      Que massa! Eu costumo doar também alguns para que minha irmã sorteie com os alunos dela, que são crianças de zona periférica e em situação de risco social. Eles adoram. Mas esse ano ela está com meninos do segundo ano, então estão em processo de alfabetização e esse livro seria indicado para uma criança maior.
      Boa sorte!

      Excluir
  2. Noooossa, faz tanto tempo que não leio um livro infantil que ao ler a sua resenha me deu até uma saudadezinha, viu? O que eu mais gosto são as imagens ilustrativas, fiquei bem interessada nele. Quem sabe eu não ganhe essa resenha premiada e em breve eu não poste a minha opinião dessa gracinha de livro?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Número 2

      Eu adoro, como tenho uma filha de 4 anos, então sempre estou lendo!! Viajamos nesse universo infantil com eles.

      Beijos!!

      Excluir
  3. Nossa! E é tão lindamente ilustrado! Com cada página parecendo ilustrado com pinturas, dobradura e arte com recicláveis! Adorei! E sei que minha sobrinha também vai gostar!
    marcellogames@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Número 3

      Sim, adoro as ilustrações! Livro infantil tem que ter ilustrações que chamem a atenção e cativem seus leitores, esse tem isso tudo!

      Abraços!

      Excluir
  4. Que coisa nostálgica kkkk capa maravilhosa e as ilustrações também. Tenho certeza de que se eu ler, vou gostar. Tem uma parte bem infantil dentro de mim e me sinto feliz quando me deparo com um livrinho assim <3 kkkkkkkkkk
    beijos!
    http://extraordinaria-mente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! vickventlando@hotmail.com
      Nem lembrei que tinha sorteio kkkkkkkkkk <3

      Excluir
    2. Número 4

      Rsrsrsrsrsrsr, você vai gostar sim!!!! A minha parte infantil está super feliz pq tenho uma filha e posso ler esses livros ou ir no cinema com a desculpa que é para a criança, e depois me acabo de chorar ndo tem aquelas cenas tristes enquanto ela não entende pq estou fazendo isso. kkkkkkk

      Excluir
  5. Um boneco feito com material reciclável que ganha vida. Amei. Capa linda e belas ilustrações. Tenho certeza de que meu neto vai ficar encantado com o livro. Preciso conhecer mais do Capitão Barbante.
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Número 5

      Não é interessante? Sobretudo quando falamos tanto de reciclagem e reaproveitamento, ele está super atual e mostra também que a criança não precisa de um brinquedo super caro para poder se divertir, basta a sua imaginação!!!

      Abraços!

      Excluir
  6. Adooooooro esse livros infantis com ilustrações e tudo mais hahahah Me lembram muito de quando eu era criança e ia para a biblioteca da escola pegar livros, os quais eu devorava <3 Adorei!
    sara_asysoyyo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu quero, que quero que quero....
    Amo livros infantis e esse parece ser bem legal.
    dandalima1989@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +